TAMIRES CAETANO 100.722 DE INDAIATUBA
MORIZA BRITO 93354 DE SP
Agende a sua Avaliação. Nós ligamos para você!
A prótese dentária protocolo é uma dentadura presa a implantes dentários indicada para quem perdeu todos os dentes em uma mesma arcada. Diferente da dentadura convencional, ela não apoia-se sobre as gengivas e mucosas e também não apresenta mobilidade ao falar ou mesmo mastigar.
O tratamento com prótese protocolo é dividido em duas etapas. A primeira envolve a instalação dos implantes dentários nas arcadas dentárias, exigindo alguns meses de espera até os dispositivos implantodônticos instalados estejam integrados ao osso.
A segunda etapa do tratamento é a que confecciona a prótese dentária definitiva. Tomando entre 21 a 30 dias, ele requer entre quatro a cinco consultas para que a dentadura fixa seja instalada, substituindo a dentadura provisória que é utilizada enquanto os implantes dentários vão se integrando ao osso.
Compara à dentadura convencional, a prótese protocolo traz vantagens e desvantagens que precisam ser entendidas antes de iniciar o seu tratamento que requer uma etapa cirúrgica com implantes dentários.
Não. A prótese protocolo é presa de forma fixa aos dentes, o que evita qualquer tipo de movimentação ou deslocamento do seu corpo ao falar ou mastigar. Assim, é impossível ao próprio paciente removê-la a qualquer tempo, em casa – apenas o dentista, no consultório, pode removê-la ao utilizar instrumentos especiais.
Sim. A prótese dentária tipo protocolo, ou simplesmente prótese protocolo, é a mesma coisa que dentadura fixa sob implantes dentários – são duas formas de designar um mesmo dispositivo protético.
Qualquer um pode fazer o tratamento com prótese protocolo, sem limite de idade. Mas para isso, é preciso dispor de boa saúde geral e local, estando com os exames de sangue em dia e também dispor de condições ósseas favoráveis à instalação dos implantes dentários.
Diabéticos não controlados e fumantes massivos (acima de dez cigarros ao dia) trazem riscos elevados para perdas dos implantes dentários – porém, estes problemas podem ser revertidos com tratamento adequado. Outras condições, como a radioterapia recente realizada na cavidade bucal ou o uso de medicações para osteopenias impedem a instalação dos implantes dentários – assim como diversas outras condições locais e sistêmicas que também contraindicam o tratamento.
São dois: a tomografia computadorizada, para examinar a quantidade de osso disponível para instalação dos implantes dentários, e os exames de sangue (hematócrito completo), para detectar possíveis problemas de coagulação sanguíneo ou glicemia elevada.
Em média, o tratamento dura entre 4 a 6 meses – casos com perdas ósseas mais severas, que exigem enxertos de osso, podem elevar este tempo para até 10 meses. Este período de espera deve-se ao tempo de integração dos implantes dentários às arcadas dentárias, tempo essencial para que possuam suportar as pesadas cargas mastigatórias característicos das dentaduras fixas.
Assim como acontece com os dentes naturais, pode haver acúmulo de restos de alimentos abaixo de sua estrutura. Entretanto, dispositivos para limpeza da prótese protocolo permitem uma higienização fácil e rápida, garantindo saúde aos implantes dentários e evitando o aparecimento do mau hálito.
R. Alberto Santos Dumont, 1524 – Cidade Nova I, Indaiatuba – SP
MAIS ONDOTO INDAIATUBA ONDOTOLOGIA LTDA – ME 023944
Rua Santa Filomena Baccan Lirani Jardim Santa Izabel 18 – Centro
MAIS ODONTO MONTE MOR ODONTOLOGIA 030166
Desenvolvido por Agência KIF © All rights reserved